Joelson dos oito baixos, é um mestre quando o assunto é forró, e claro, à sanfona, tanto que ele toca um dos instrumentos, considerados dos mais difíceis, que é a Oito baixos, sendo um dos últimos a tocar este instrumento que se assemelha à sanfona, mas é infinitamente mais difícil que a própria sanfona de 80 ou 120 baixos. Joelson quando se apresenta está acompanhado por Jaçanã, no triângulo e voz, Edinho Vovô, também no triângulo e voz, Xexéu, na Zabumba e Geraldo, no baixo, onde mostram o melhor do forró, xote e baião, num verdadeiro arrasta-pé, que faz parte da nossa cultura raiz.
Sanfoneiro residente em Maceió, Joelson faz parte do seleto grupo de tocadores disseminadores do forró autentico nordestino. Ele iniciou sua carreira aos 08 anos de idade em pastoril e outros eventos e não parou mais. No decorrer de sua carreira gravou dois CD’s de Forró de pé de serra, sendo o primeiro em 2001 e o segundo em 2006; e participou de shows de grandes nomes da música popular brasileira, como: Hermeto Pascoal, Elba ramalho, Dominguinhos e outros. Seu talento e dedicação à sanfona de oito baixos o elege, dentro de seu estilo, como um dos melhores compositores e tocadores do Estado de Alagoas.
Joelson, é discípulo do famoso e saudoso Gerson Filho, o sanfoneiro de Penedo que se tornou famoso em todo o Brasil. Clemilda, que também viajou para a eternidade era uma das maiores incentivadoras. Com sua origem alagoana é um talento a disposição do nosso público. Ele, como todos os mestre da sanfona de 8 baixos enfrenta dificuldades por falta de apoio.
Mas sua luta não é em vão e em 2018 gravou mais um cd de qualidade na linha do tradicional forró pé de serra. Seus contatos estão em Alagoas e Sergipe, onde seu nome é conhecido e reconhecido, e onde se apresenta periodicamente. Os festejos Juninos de 2019 se aproximam e a agenda do sanfoneiro está aberta, cheia de forró para alegrar o seus conterrâneos alagoanos e o povo nordestino.
Fonte: www.secult.al.gov.br e Asfopal – Associação dos Folguedos Populares de Alagoas
Sobre o autor
Marcos Lima
Produz e divulga a sabedoria popular do povo alagoano e nordestino.