Grupo de São Gonçalo, Água Branca – Alagoas

Mestre Deca, Dança de São Gonçalo

José Ricardo dos Santos Neto, Mestre Deca, da dança de São Gonçalo, em Água Branca, Alagoas, desde a década de 1960. Aprendeu com Beato Pedro Batista (Padrinho Pedro) e a Beata Mª das Dores (Madrinha Dodó). Formou um grupo de Dança de São Gonçalo junto aos devotos, mantendo assim a tradição cultural em Água Branca. O grupo é composto por seis homens e 20 mulheres, e realizam a jornada completa da dança em 8 partes.O grupo é composto por seis homens e vinte mulheres. Na formação da dança, os quatro primeiros homens são os mestres e as duas primeiras mulheres são as mestras do ramo. A dança de São Gonçalo é dividida em oito partes (uma jornada completa).

Cada parte recebe um nome:
– Primeira Parte: É chamada de três por dentro e três por fora;
– Segunda Parte: É chamada de lua cheia;
– Terceira Parte: É chamada de “S”;
– Quarta Parte: É chamada de meia lua;
– Quinta Parte: É chamada de cruzeiro;
– Sexta Parte: É chamada de troca de lado;
– Sétima Parte: É chamada de oito pequeno;
– Oitava Parte: É chamada de oito grande.

Encerra-se a dança com as partes: três por dentro e três por fora. Na dança de São Gonçalo utiliza-se os instrumentos: rabeca, pandeiro, adufo e violão. A imagem do santo fica em posição de destaque nos braços de uma das mulheres que representa o grupo. São Gonçalo foi um padre português que tentou acabar com a devassidão e os maus costumes de sua gente. Aprendeu a tocar viola e com a musica associou a dança, entre as prostitutas. Depois que elas estavam cansadas de dançar ele pregava os princípios da doutrina cristã.

Na comunidade Sitio Ouricuri, neste município, existe outro grupo de São Gonçalo. É o grupo do mestre José Luiz dos Santos. (In Memoriam)

Reisado Frei Damião

Reisado Frei Damião, Água Branca

A uma distância de aproximadamente 20 Km, a leste da cidade de Água Branca, fica a comunidade Lajeiro do Couro, local de origem do reisado denominado Reisado “Frei Damião”. Fundado no ano de 1999, pelo mestre Sr. João Augusto e o contra mestre Sr. Eronildes Pereira da Silva. Participa dos eventos municipais e de outras cidades da federação representando assim a folclore e a cultura local. A frente deste reisado esta o sanfoneiro José Roberto auxiliado por um zabumbeiro, pandeirista e um outro que toca triangulo.

 O grupo é composto por trinta componentes onde as indumentárias e adereços são tradicionais do reisado em cores diferenciadas entre o azul e o vermelho com chapéus de colo longo e espelhos atrelados. O reisado é uma dança de origem portuguesa. Em Portugal, grupos de janeleiros e reis, saiam pelas ruas pedindo ao povo para que abrissem as portas para receberem a nova do nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e lhes ofertavam alimento e dinheiro.

Fonte: Prefeitura de Água Branca e Diretoria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ