Outono no Brasil

O outono é celebrado como a estação da colheita em várias partes do mundo, com destaque para a grande variedade de frutas.

O outono brasileiro tem início no mês de março e possui duração média de três meses. A maior parte do Brasil está inserida na zona tropical do planeta e, em razão disso, as características dessa estação do ano se tornam mais difusas. Em uma parcela da Região Sudeste e na Região Sul, o outono é mais proeminente do que nas outras regiões.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, o outono no Brasil possui características que são típicas da transição entre o verão e o inverno, com mudanças significativas nas condições temporais. Isso inclui:temperatura; umidade do ar; incidência de ventos; e volume de chuvas.

As regiões Norte e Nordeste do país registram altas temperaturas para o período, que variam entre 22º C e 32º C, e também os índices pluviométricos mais elevados do outono para o país. As chuvas são mais volumosas nas áreas mais próximas à Linha do Equador.

As temperaturas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil apresentam queda, o que se deve à influência das massas de ar frio que adentram o território brasileiro. As mínimas podem ser de até 10º C nas regiões serranas, e as máximas oscilam entre 18º e 28º C, conforme as informações do CPTEC.

Os índices pluviométricos são menores nessas regiões, e, sobretudo nas áreas mais elevadas do Sul e Sudeste, é comum a formação de nevoeiro e ocorrência de geadas.

Em ambos os hemisférios, a chegada do outono marca o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas.

Algumas frutas dessa estação são:

A importância do seu consumo reside no alto índice nutricional desses alimentos, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que trazem diversos benefícios à saúde e podem auxiliar na prevenção de doenças.

*Mapa Mental por Rafaela Sousa, graduada em Geografia

Por Paloma Guitarrara, professora de Geografia

Fonte: www.brasilescola.uol.com.br

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ