Terapia do riso: o que é e benefícios

O Riso é a saúde da alma

A terapia do riso, também chamada de risoterapia, é uma terapia alternativa complementar que tem como objetivo promover o bem-estar mental e emocional por meio do riso. Dar risadas promove a liberação de endorfina, que é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, melhorando, assim, o humor, diminuindo o estresse e melhorando a defesa do organismo, já que está relacionada à concentração de endorfinas no organismo. Veja como aumentar a liberação de endorfina.

Sorrir de forma autêntica e gargalhar são as melhores formas de aumentar a produção não só de endorfina, mas também de serotonina, melhorando o humor e a maneira como se lida com as situações do dia a dia. A risoterapia pode ser praticada tanto em grupo, como com os amigos conversando e relembrando de histórias engraçadas, ou até mesmo sozinho assistindo filmes engraçados, por exemplo. Saiba para que serve a serotonina.

Esse tipo de terapia tem sido muito utilizada nos hospitais, sendo conhecida por palhaçoterapia, e é praticada por estudantes ou profissionais da área de saúde, em sua grande maioria, que busca melhorar a auto-estima de pessoas que estejam passando por situações difíceis relacionadas à saúde, além de permitir que essas pessoas encarem o tratamento, por exemplo, de forma mais positiva.

Benefícios da terapia do riso

Além de auxiliar no tratamento de diversas doenças, aumentando as chances de melhora, dar risadas possui vários outros benefícios como por exemplo:

  • Melhora o humor, diminuindo o estresse e garantindo o bem-estar;

  • Aumenta a auto-estima e o pensamento positivo;

  • Aumenta a energia;

  • Ajuda no combate da depressão e ansiedade;

  • Melhora a imunidade, já que devido ao aumento da produção de endorfina as toxinas são eliminadas mais facilmente, deixando a pessoa mais saudável;

  • Ajuda a lidar com situações difíceis do dia a dia;

  • Permite o esquecimento dos problemas, pelo menos por um momento, permitindo o relaxamento;

  • Deixa a mente mais leve o que favorece o melhor convívio com as pessoas.

A risoterapia pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, o que traz mais benefícios, já que a risada consegue unir as pessoas, aumentando e fortalecendo laços afetivos, além de diminuir a sensação de medo de ser julgado pelo o que disser ou fazer.

Fonte: www.tuasaude.com

 

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ