Vavá Machado e Marcolino

Os Bridões de Ouro é o nome da dupla nordestina formada Vavá Machado e Marcolino. A música que eles cantam e compõem é inspirada no ambiente dos vaqueiros e das vaquejadas, as famosas festas, que, há algumas décadas, são a maior expressão do ciclo do gado, no nordeste e em todo o Brasil. Os Bridões de Ouro cantam aboios e toadas. Aboio, segundo o folclorista Câmara Cascudo, é um canto de trabalho, utilizado pelo vaqueiro para tocar a boiada durante as migrações, as apartações, e outras atividades.

O aboio serve também como ferramenta de sincronização entre os próprios vaqueiros, quando estes abóiam juntos, em consonância. A toada não é um canto de trabalho, e consiste em uma série de versos elaborados e entoados em ritmo lento, como uma cantilena. A forma da toada se assemelha à dos cordéis. O aboio caracteriza-se por ser um entoar lento e de poucos fonemas com melodias simples e quase uníssonas, contendo espaços entre estes fonemas simples, que são preenchidos por pequenas expressões cantadas lentamente, como: ê gado manso

 Mais recentemente, com o crescimento das festas ligadas ao ciclo do gado, os cantadores acabaram deixando de exercer o ofício de vaqueiros, para serem exclusivamente cantadores. Nesse contexto, eles misturam aboios e toadas nas mesmas canções, como é o caso de Vavá Machado e Marcolino. Essa dupla demonstra grande preocupação em manter-se fiel ao modo como os aboios e toadas são tradicionalmente cantados. Eles cantas em terças, sem nenhum acompanhamento, e apenas aparecem, hora ou outra, uns sinos de vaca, para reforçar o ar campestre

Faleceu nesta segunda-feira (06.08.2012) o cantor e compositor Ademar Teles da Conceição, o ‘Vavá Machado’, da dupla Vavá Machado e Marcolino. Ele tinha 66 anos e foi vítima de um infarto fulminante ocorrido por volta das 8h30, em um hospital de Olho D’água das Flores, em Alagoas. As informações sobre o estado de saúde do artista são desencontradas. Num site local, Vavá estaria internado há dias na unidade por conta de problemas cardíacos. Um outro site, no entanto, afirma que ele teria se sentido mal enquanto dirigia seu veículo, sendo conduzido para o hospital.

Vavá Machado era natural de Brejão (PE) e fez história ao lado do alagoano Marcolino. Eles gravaram vários discos de aboios, toadas e forró. A dupla estava separada há alguns anos, mas Vavá continuava cantando em vários eventos pelo Nordeste. Atualmente, estava integrando o Trio Bridões de Ouro, junto com Zé de Almeida e Olavo Silva.

Em Major Izidoro, Alagoas, onde residia, o artista era presença indispensável em grandes vaquejadas e pega de boi na caatinga. Junto com Marcolino, Vavá Machado cantava o sentimento do vaqueiro e do homem do campo. O “Grito do Camponês” e “Na Princesinha do Sertão” são algumas das composições da dupla que retratam o nordestino e a tradição das vaquejadas.

Fonte: www.carlosbritto.ne10.uol.com.br

 

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ