Inverno

Inverno

Inverno é a mais fria entre as quatro estações do ano. Essa estação é caracterizada pela queda das temperaturas e pela ocorrência de noites mais longas e dias mais curtos.

O significado do termo inverno está ligado à ocorrência de um tempo frio. As características dessa estação estão atreladas à variação da insolação que atinge a superfície terrestre, sendo o período invernal notadamente marcado pela diminuição das temperaturas.

O solstício de inverno é o fenômeno astronômico que marca a chegada dessa estação aos diferentes hemisférios do globo. No geral, cada hemisfério, devido as suas condições climáticas, possui elementos distintos que caracterizam o inverno. No Hemisfério Norte, marcado pelo clima Temperado, o inverno é mais rigoroso, sendo recorrente a ocorrência de temperaturas negativas e neve. Já no Hemisfério Sul, onde predomina o clima Tropical, o inverno possui temperaturas mais amenas e tempo mais seco.

No caso do Brasil, no geral, o inverno é uma estação em que ocorre uma queda pontual das temperaturas, assim como a diminuição do volume de chuvas e da umidade relativa do ar. O inverno possui grande importância climática e ambiental. No Brasil, o turismo de inverno é uma importante atividade econômica das regiões serranas do país.

Significado de inverno

A palavra inverno tem origem no termo hibernumpalavra do latim que designa tempo frio, chuvoso e invernal. Dessa maneira, o seu significado está atrelado à principal característica do inverno, que é a queda das temperaturas. Ademais, o termo hibernum também está ligado à palavra hibernação, mecanismo adotado por algumas espécies animais como meio de adaptação ao tempo mais frio.

Características no inverno

O inverno é uma das quatro estações do ano. Essa estação acontece logo após o outono e é a estação anterior à primavera. A sua ocorrência, assim como das demais estações do ano, está atrelada ao movimento de translação da Terra assim como à inclinação do eixo terrestre, que são fatores que possibilitam a variação da chegada dos raios solares à superfície do planeta.

No geral, a principal característica do inverno é a queda das temperaturas. A diminuição das médias mensais de temperatura nessa estação é perceptível em todos os tipos climáticos, sendo ainda mais forte nas zonas temperadas e polares do globo. Essa característica é dada em razão da diminuição da insolação, ou seja, da chegada dos raios solares à superfície terrestre durante o inverno. Ademais, pelo mesmo motivo, o inverno apresenta noites mais longas e dias mais curtos.

O inverno não ocorre de maneira simultânea nos dois hemisférios do globo. Sendo assim, apesar das características gerais do inverno, cada hemisfério apresenta elementos próprio dessa estação, em especial, devido a sua localização geográfica e à influência de elementos como a latitude. O tipo climático de cada região também influencia na caracterização do período invernal.

Como é o inverno no Brasil?

O inverno no Brasil, em razão dos aspectos climáticos da estação, tem como principal elemento a queda dos valores médios de temperatura. A maior parte do território brasileiro está situada em uma zona de clima Tropical, com duas estações bem definidas, sendo o inverno marcado pela temperatura diminuta quando comparada às outras estações do ano.

Além disso, o inverno no Brasil é marcadamente uma estação seca, em razão da diminuição do processo de evaporação e, por consequência, da formação de chuvas. Sendo assim, o inverno brasileiro é caracterizado, no geral, pelos baixos índices de umidade. A ocorrência de nevoeiros e geadas também é muito comum durante essa estação, principalmente nos estados localizados no centro–sul do país.

Os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil sentem mais as mudanças provocadas pelo inverno, em razão da sua localização, em uma porção mais meridional do território brasileiro. Já nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as mudanças em termos de temperatura são menos perceptíveis, já que seus estados estão mais próximos da Linha do Equador, que marca o centro da zona tropical do globo.

Por sua vez, a região Sul do Brasil possui características distintas das demais, uma vez que está situada em uma zona de transição entre as zonas climáticas Tropical e Temperada. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão localizados abaixo do Trópico de Capricórnio, linha imaginária que marca a zona temperada terrestre.

Na porção sulista do território brasileiro, o clima característico é o Subtropical. Dessa maneira, o inverno na região é mais rigoroso, marcado pela forte queda das temperaturas, sendo inclusive comum a ocorrência de temperaturas negativas e de baixa precipitação de neve nas áreas serranas.

O inverno no Brasil é notadamente influenciado pela atuação das massas de ar polar provenientes no extremo sul do planeta, principalmente do continente antártico. A Massa Polar Atlântica (mPa) é a principal responsável pela formação de frentes frias, que atingem com frequência o território brasileiro nos meses de inverno. Essa massa promove a queda brusca da temperatura assim como a ocorrência pontual de chuvas em razão da elevada umidade presente em suas formações de nuvens.

No Norte do Brasil, em estados como RondôniaAcre e Amazonas, a massa de ar polar é responsável pelo fenômeno da friagem, caracterizado pelo registro de baixas temperaturas, que são incomuns para a região ao longo do ano, já que a porção norte brasileira está situada em uma zona de clima Equatorial.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/inverno.htm

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ