“O presépio é um item decorativo” que reproduz o local no qual Jesus Cristo nasceu em Belém. Trata-se de uma popular tradição natalina e pode ser reproduzido em miniatura, mas também em escala de tamanho real. É encontrado em igrejas, shoppings, praças, residências etc.
A Igreja Católica define que o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento, devendo ser desmontado no dia 6 de janeiro. Essa tradição se consolidou entre os cristãos por meio de São Francisco de Assis, que iniciou a prática no século XIII. Atualmente, o costume de montar presépios está disseminado pelo planeta.”
“O que é presépio?
O presépio pode ser basicamente definido como uma pequena maquete, uma reprodução do local onde nasceu Jesus Cristo, como estabelecido na tradição cristã. O presépio é um trabalho de arte no qual se retratam o local e os presentes na ocasião do nascimento de Jesus, inclusive os animais. Ele pode ser construído em miniatura ou em tamanho real. Sendo assim, o presépio tem como objetivo retratar o estábulo no qual Jesus Cristo nasceu em Belém.
O presépio é tradição de Natal estabelecida entre os cristãos, sendo encontrado em diversos locais, tais como igrejas, mas também em locais públicos, como prédios ou praças, sendo também encontrado em residências. Apesar de algumas elementos comuns, cada presépio pode ter suas próprias características.”
“Significado do presépio
O presépio é parte da tradição natalina, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, e procura reencenar o momento em que Jesus Cristo nasceu. Para os cristãos, o presépio serve como um lembrete do propósito de Deus ao enviar Jesus Cristo para redimir a humanidade de seus pecados.
Além de ser o momento de reforçar a grandeza de Deus na forma do recém-nascido Jesus, o presépio reforça que Jesus veio a Terra como um homem pobre e simples, dando dimensão ao valor da humildade na crença cristã.
Figuras do presépio
O presépio é uma representação que contém diversos personagens, cada qual possuindo um significado distinto.
Jesus Cristo: o filho de Deus que foi enviado para sofrer como homem e expiar os pecados da humanidade.”
“Virgem Maria: mãe de Jesus e a escolhida para receber o filho de Deus.
José: pai adotivo de Jesus e aquele que ensinou a Jesus a profissão de carpinteiro. Cuidou de Jesus como se fosse seu próprio filho.
Animais: aqueles que estavam no curral na ocasião do nascimento de Jesus. No presépio demonstram que até os animais sabiam que o menino Jesus era filho de Deus.
Manjedoura: o local no curral em que Jesus nasceu, um símbolo da simplicidade com que o filho de Deus veio a Terra.
Pastores: representam uma das classes sociais mais humildes do período e o acolhimento de Jesus a todos que crerem nele.
Reis Magos: simbolizam as autoridades pagãs que foram guiadas pela estrela e reconheceram o poder e a divindade de Jesus.
Anjo: aquele que revelou a Maria os planos de Deus. No presépio, celebra o nascimento de Jesus Cristo.”
“Estrela: aquela que guiou os Reis Magos ao encontro de Jesus, a indicação do caminho para o filho de Deus”
“Presépio no Brasil
No Brasil, a tradição do presépio é mantida por fiéis cristãos. Pode ser encontrada nas residências em tamanhos grandes ou pequenos, mas também em vias públicas, como shoppings, prédios públicos, igrejas etc. É uma maneira de celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
História do presépio
O presépio surgiu com São Francisco de Assis, um frade católico que viveu nos séculos XII e XIII. A tradição católica diz que o presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, durante uma viagem dele a Greccio, na Itália. Na ocasião, o frade estava explicando para os camponeses a história do nascimento de Jesus.”
“Como os seus ouvintes estavam tendo dificuldades de vislumbrar a cena do nascimento de Jesus, São Francisco de Assis decidiu montar um pequeno presépio para reproduzir o acontecimento. O presépio foi construído pelo frade no interior de uma gruta, estabelecendo-se como uma tradição da Igreja Católica.
São Francisco de Assis pediu autorização à Igreja Católica para montar o primeiro presépio, uma vez que esse tipo de representação não era permitida pela igreja. Essa estratégia de São Francisco de Assis se deu em um contexto em que a maioria dos fiéis não sabia ler ou escrever, sendo importante uma representação figurativa para facilitar a assimilação dos fiéis. O local do primeiro presépio tornou-se também local de devoção e peregrinação de fiéis.
No caso do Brasil, o primeiro presépio de que se tem conhecimento foi montado em 1552, pelo Padre José Anchieta, durante o seu trabalho de conversão dos indígenas. Outro relato aponta que, na verdade, o primeiro presépio da história brasileira foi montado por Gaspar de Santo Agosto, em Olinda, no século XVII.
Curiosidades sobre o presépio
Na tradição cristã, é definido que o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento e desmontado em 6 de janeiro.”
“O nascimento de Jesus Cristo era bastante representado em tumbas no período romano.
A construção de presépios foi utilizada como forma de evangelização na América durante o período colonial.
O termo presépio, no português, tem origem no latim. Originou-se de praesaepe, que significa “curral”.
Em espanhol, presépios são conhecidos como “belenes”, uma referência a Belén (Belém), cidade onde Jesus nasceu.
Fontes de pesquisa:
EBC. Presépio: conheça a história dessa tradição de Natal. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/12/presepio-conheca-historia-dessa-tradicao-de-natal.
CANÇÃO NOVA. Conheça a história e o significado do presépio. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/conheca-a-historia-e-o-significado-do-presepio/.”