Como dizia Carlos Paião, cantor e compositor português: “Viva o Santo Antônio, viva o São João! Viva o 10 de Junho e a Restauração! Viva até São Bento, se nos arranjar! Muitos feriados para festejar!” A antiga canção portuguesa espelha bem o que é o mês de Junho: Santos Populares em Portugal e feriados para festejar.
No país, o mês de Junho é o mês das festas dos Santos Populares. Desde o Santo António ao São Pedro, de norte a sul festeja-se os santos padroeiros com celebrações típicas de cada região, com sardinhas assadas e muitos arraiais.
Se está de passagem em Portugal ou acaba de chegar ao país, fique a conhecer estas festas dos Santos Populares.
Origem das Festas dos Santos Populares em Portugal
O início das comemorações no mês de Junho, em várias partes do Norte Europeu, dos Santos Populares, se deu em virtude do solstício de verão, e as fogueiras acesas marcavam o período de união das comunidades envolvidas. Apesar da celebração ter se iniciado em regiões de tradição pagã, foi a Igreja, que ao se propagar por tais lugares, uniu as datas à celebração dos seus Santos e feriados, como São Pedro, São João e Santo Antônio por exemplo.
Festas dos Santos Populares
Sabor a sardinha no pão e manjerico na mão, aí vamos nós para as festas populares! Os grelhadores voltam a aquecer, as cervejas arrefecem, os cantores populares afinam as vozes e as ruas das cidades enchem-se de alegria e muita animação.
As principais festas de Santos Populares são o Santo Antônio em Lisboa, São João no Porto e São Pedro na Póvoa de Varzim ou Sintra.
Estas festas são autênticos arraiais, idênticos às festas juninas brasileiras. Ninguém quer perder e há até quem fique à espera destas festas o ano inteiro!
Conheça as principais festas de Santos Populares e o que se faz em cada uma delas:
Festa de Santo Antônio, em Lisboa
O santo mais popular de Lisboa transforma a cidade num imenso arraial bem popular. Por toda a cidade é possível sentir o ambiente das Festas Populares. As ruas aparecem decoradas com balões de papel, fitinhas, bandeirolas e manjericos.
A enchente e a animação começam a aparecer pelas ruas dos vários bairros que preparam estes dias com muito entusiasmo. Visite os arraiais de Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa, por exemplo. São tantos os arraiais à sua disposição, que o melhor é mesmo sair à rua e explorar a cidade. Pelo caminho, vai encontrar sempre barraquinhas de comida e bebida nos largos e ruas.
Mas estas festas populares são muito mais. Saiba o que pode fazer nas festas de Santo António, em Lisboa.
Arraiais e festas de bairro
Cada largo ou viela de Lisboa é sinónimo de festa popular, durante o mês de Junho. Cada bairro tem a sua própria programação, cantores, espetáculos e tradições. Mas uma coisa é comum em todos os bairros: Todos estão ali para se divertirem, para comer, beber e dançar. As festas começam cedo, logo ao fim da tarde (quando não é mais cedo) e duram pela noite dentro.
Conheça os vários bairros de Lisboa onde existem arraiais de Santo António:
– Arraial da Misericórdia, Miradouro de São Pedro da Alcântara;
– Arraial da Praça da Alegria;
– Arraiais Banana Café;
– Arraial P’ra Sempre, na Mouraria;
– Arraial da Academia de Santo Amaro;
– Arraial de Alvalade;
– Arraial Beco de Lisboa;
– Arraial dos Navegantes, Parque das Nações;
– Arraial da Vila Berta, no Bairro da Graça;
– Arraial Lisboa Pride;
– Arraiais nos Bairros da Bica, Madragoa, Alfama, etc.
São muitos os arraiais que tem à escolha. Saia para a rua e divirta-se!
Gastronomia
Nos Santos Populares, come-se caldo verde e sardinha assada! Esta é uma das delícias da culinária portuguesa que é servida por todos os cantos, onde as churrasqueiras vão para as calçadas para aromatizar o ambiente por quem lá passa .Mas não só. Também se grelha a famosa entremeada (carne de porco), e petisca-se moelas, rojões e pica-pau (e não é o pássaro).
Além disso, facilmente você encontrará os bolinhos de bacalhau, chamuças de carne, bifanas, caldo verde, as imperiais (nosso chopp) bem geladas, licor de ginjinha, pastéis de nata, queijadinhas, etc. E como já há vários brasileiros vivendo em Portugal, não se surpreenda se encontrar disponíveis na rua para comprar petiscos juninos típicos do Brasil.
Música Popular
As músicas tradicionais portuguesas são as que embalam as festas por entre as barraquinhas de comida e ruas das cidades por todo o país, quer seja ao vivo ou não. Mais conhecida como a música pimba, é a preferida dos arraiais.
Marchas Populares
As Marchas Populares são um dos pontos mais fortes das festas de Santo António, em Lisboa. As primeiras marchas tinham o principal objetivo de dar a conhecer os trajes, as músicas e a união do povo lisboeta na celebração do Santo António.
Na noite de 12 de junho (véspera do dia oficial de Santo Antônio), vários bairros lisboetas saem à rua para desfilar na Avenida da Liberdade. Um desfile com coreografias e músicas trabalhadas por cada grupo, com o objetivo final de ganhar a competição bairrista. É uma grande celebração, onde grupos dos bairros mais tradicionais mostram os seus melhores atrativos, bem como reverenciam os Santos e personagens da história portuguesa.
É uma tradição muito bonita com quase 90 anos de existência. Ao longo da avenida, a Câmara Municipal monta arquibancadas, para que a população possa assistir e apoiar os seus favoritos.
Procissão a Santo Antônio
Dia 13 de junho é o dia de Santo António (marcado pela morte de Santo Ant|onio). Todos os anos, às 17h, ocorre a tradicional procissão a um dos santos portugueses mais queridos do mundo. A saída da procissão é da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé Catedral, local onde Santo António nasceu, por volta do ano de 1193. São cerca de 2 horas de percurso pelas ruas do bairro da Alfama. Além da procissão, a igreja de Santo António celebra missas especiais durante todo o dia.
Casamentos de Santo Antônio
Outra das tradições portuguesas desta época do ano são os casamentos de Santo António. A iniciativa é organizada há 25 anos pela Câmara Municipal de Lisboa, mas foi em 1958 que, pela primeira vez, 26 casais se casaram na Igreja de Santo António. O objetivo era possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras. Hoje em dia é uma das tradições mais queridas dos lisboetas, constituindo uma marca incontornável na tradição popular de Lisboa. Este ano, continua a ter bastante adesão por parte de casais que aproveitam esta época para casar.
Outros locais onde se festeja o Santo Antônio, em Portugal
Lisboa não é a única cidade portuguesa onde o Santo António é o Santo Padroeiro. Existem outras cidades onde também se celebra este santo querido:
– Amares;
– Cascais;
– Estarreja;
– Ferreiro do Zêzere;
– Proença-a-Nova;
– Reguengos;
– Vale de Cambra;
– Vila Nova da Barquinha;
– Vila Verde.
Fonte: www.nacionalidadeportuguesa.com.br/festa-dos-santos-populares-em-portugal