Mestra Maria do Padeiro

Mestra Maria do Padeiro – Baianas Praieiras

Maria José dos Santos – Maria do Padeiro, é mestra das baianas desde 1997. Aprendeu com a mestra de guerreiro e baiana Maricô, grande referência do folclore da região sul de Alagoas. Começou brincando o pastoril, depois conheceu as caboclinhas e o guerreiro. Seu grupo atual, as Baianas Praieiras das Barreiras é composto por 12 integrantes e 3 músicos.  Como sempre acontece os folguedos surgem com apoio da comunidade, e na maioria das vezes são passadas de geração em geração. Apesar de termos muitas integrantes da terceira idade, os jovens já demonstram interesse em seguir os passos dos pais, e com isso, manter bem viva as nossas tradições.

A região mais bonita de Alagoas, o litoral sul com suas belíssimas praias, com sua gastronomia inigualável e com o seu povo hospitaleiro, tem diversos grupos folclóricos que representam e dignificam a nossa região. O que falta é a Secretária de Turismo de Alagoas e de Coruripe, nos colocar na rota do turismo. Se formos depende dos guias das empresas do setor ficaremos a margem e com isso, quem perde são os próprios mestres.

Mestra Maria do Padeiro, vai seguir a sua jornada com as suas Baianas Praieiras, em Barreiras de Coruripe, defendendo suas tradições e divulgando o folclore alagoano. Já dançou com seu grupo em vários locais e eventos, como o Museu Théo Brandão, e cidades do interior como Coité do NoiaPiaçabuçu, etc.

Devido a importância do seu grupo para a nossa cultura foi registrado com Patrimônio Vivo: Livro de Tombo nº 05, à folha 19 frente, a partir de 18 de Agosto de 2009, conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004.

Fonte: www.secult.al.gov.br  *  Asfopal – Associação dos Folguedos Populares de Alagoas

 

 

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ