O dia da bandeira do Brasil, é comemorado no dia de 19 de novembro, mas não é feriado nacional.
O Dia da Bandeira do Brasil é comemorada este dia, porque após o Imperador D. Pedro I declarar a Independência do país, foi necessário o desenho de uma nova bandeira que representasse o novo governo republicano e a saída do Brasil do domínio Português.
O atual desenho da bandeira brasileira foi aprovado 4 dias após a Proclamação da República, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889.
A legislação brasileira prevê que no dia 19 de novembro de todos os anos, seja realizada uma cerimônia, em que todas as bandeiras que estejam em mau estado, sejam substituídas.
A bandeira nacional também é considerada um dos quatro símbolos nacionais. Os outros são: o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo nacional.
Contexto histórico do dia da Bandeira do Brasil
Antes de declarar a Independência, o Brasil fazia parte do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”, na época do Império. No ano de 1822, o imperador português D. Pedro I declarou a independência do Brasil.
Ao longo deste período anterior a Independência do Brasil, já existia uma bandeira que representava o Brasil Imperial, e que retratava o domínio do Império Português sobre o país.
Após a independência do país, houve a Proclamação da República, que derrubou a Monarquia Portuguesa no Brasil, dando início ao regime presidencialista.
Foi necessária a implementação e criação de uma bandeira que representasse o novo governo brasileiro.
É notável que a bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do Brasil Imperial, especificamente no retângulo verde e o losango amarelo.
O centro da bandeira foi totalmente modificado, retirando todas as menções de símbolos do império português.
Os criadores da atual bandeira brasileira foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis, e Décio Vilares.
A celebração ao dia da bandeira foi instituída pelo Decreto número 4, no dia 19 de novembro de 1889, pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o então chefe do governo provisório, da recém-criada República Federativa do Brasil.
As cores da bandeira brasileira são: o amarelo-ouro, o verde, o azul e o branco. Porém, não há como ter certeza sobre seus significados, já que o decreto da bandeira diz apenas os nomes das cores.
Algumas pessoas remetem o verde a Bragança, casa da família real de D. Pedro I, e o amarelo a Habsburgos, a casa da Imperatriz Leopoldina.
Porém, numa forma de identificar e representar o país, os próprios brasileiros e até mesmo no Hino à Bandeira, fazem menções sobre os significados das cores relacionando com as características do país:
-
Amarelo: ouro e riquezas minerais;
-
Azul:O céu e os rios brasileiros;
-
Verde:as matas brasileiras;
-
Branco:o desejo pela paz;
-
As estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A posição de cada estrela da bandeira também foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889, às 08:30 da manhã.
-
A faixa branca também não é aleatória, ela é uma linha astronômica chamada Eclíptica.
-
A frase “Ordem e Progresso” é baseada numa corrente de pensamento chamado Positivismo, que era comum entre os membros que derrubaram o Império. O Positivismo colocava o amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo.
-
A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
-
O Hino à Bandeira do Brasil. A letra é de Olavo Bilac e a melodia é de Francisco Braga.
-
Fonte de pesquisa: www.significados.com.br