
José Ricardo dos Santos Neto, Mestre Deca, da dança de São Gonçalo, em Água Branca, Alagoas, desde a década de 1960. Aprendeu com Beato Pedro Batista (Padrinho Pedro) e a Beata Mª das Dores (Madrinha Dodó). Formou um grupo de Dança de São Gonçalo junto aos devotos, mantendo assim a tradição cultural em Água Branca. O grupo é composto por seis homens e 20 mulheres, e realizam a jornada completa da dança em 8 partes.O grupo é composto por seis homens e vinte mulheres. Na formação da dança, os quatro primeiros homens são os mestres e as duas primeiras mulheres são as mestras do ramo. A dança de São Gonçalo é dividida em oito partes (uma jornada completa).
Cada parte recebe um nome:
– Primeira Parte: É chamada de três por dentro e três por fora;
– Segunda Parte: É chamada de lua cheia;
– Terceira Parte: É chamada de “S”;
– Quarta Parte: É chamada de meia lua;
– Quinta Parte: É chamada de cruzeiro;
– Sexta Parte: É chamada de troca de lado;
– Sétima Parte: É chamada de oito pequeno;
– Oitava Parte: É chamada de oito grande.
Encerra-se a dança com as partes: três por dentro e três por fora. Na dança de São Gonçalo utiliza-se os instrumentos: rabeca, pandeiro, adufo e violão. A imagem do santo fica em posição de destaque nos braços de uma das mulheres que representa o grupo. São Gonçalo foi um padre português que tentou acabar com a devassidão e os maus costumes de sua gente. Aprendeu a tocar viola e com a musica associou a dança, entre as prostitutas. Depois que elas estavam cansadas de dançar ele pregava os princípios da doutrina cristã.
Na comunidade Sitio Ouricuri, neste município, existe outro grupo de São Gonçalo. É o grupo do mestre José Luiz dos Santos. (In Memoriam)
Reisado Frei Damião
