‘Primeiras sementes da cantoria’, diz Ivanildo Vila Nova sobre Caruaru, PE

Repentista nascido em Caruaru diz que município já foi ‘Capital do Repente’. ‘Era o celeiro por onde todos os cantadores tinham que passar’, afirma artista

Nascido em Caruaru, Ivanildo Vila Nova é um dos maiores nomes da cantoria (Foto: Ju Brainer/Divulgação)

Um  dos maiores nomes da cantoria e do repente da atualidade, Ivanildo Vila Nova nasceu em Caruaru, em 13 de outubro de 1945. Desde criança aprendeu a gostar de viola com o pai, o também repentista José Faustino Vila Nova. Com 12 anos, já o acompanhava em cantorias e dividia as apresentações entre o estudo e trabalhos no comércio. Mas, ao completar 18 anos, Ivanildo decidiu que disseminar a poesia pelo mundo seria o mote da jornada dele

“Caruaru foi o começo de tudo. Foi o lugar onde eu plantei as primeiras sementes da cantoria, quando criança e adolescente. Depois, voltei como adulto para dar continuidade ao meu trabalho. Caruaru sempre fez parte da minha vida”, conta o repentista que saiu da “Capital do Forró” aos 18 anos e atualmente reside em Campina Grande, na Paraíba.

Ivanildo lembra que Caruaru também já foi a “Capital do Repente” e que todos os grandes poetas tinham que se apresentar na cidade. “Era o celeiro por onde todos os cantadores tinham que passar. Houve um período do auge, com Zé Vicente, Manuel Pedro Clemente, meu pai, Pinto do Monteiro. Na cantoria, Caruaru sempre foi importante, ainda hoje continua sendo”, comenta.

Com 53 anos de carreira e incontáveis troféus na estante, ele revela que está se despedindo dos festivais de viola, mas que vai continuar de alguma forma contribuindo com o repente. “Sou um cantador que está chegando ao final da jornada como profissional. Cantoria é uma eterna mudança de gerações”, finaliza.

Profissionalização da cantoria
Vila Nova sempre foi considerado por companheiros como um repentista de vanguarda. Ele foi um dos responsáveis pela profissionalização da cantoria. Antes da geração dele, os que faziam a arte do improviso precisavam ter outra profissão.

A influência de Ivanildo para a disseminação da cantoria em Caruaru é notável na inspiração que representa para as novas safras de poetas. “É um marco na cantoria de modo geral. Foi o cantador que profissionalizou a cantoria. Todos têm inspiração para cantar, compor ou promover cantoria. Foi ele quem idealizou os festivais de repentistas. Tanto eu, como todos os poetas da minha geração seguem o exemplo dele”, diz o declamador caruaruense Espingarda do Cordel, de 23 anos.

“Vila Nova elevou a cantoria quando trouxe uma análise sociológica com mais lastro. Mas, ele não ficou só nisso. Apesar do lirismo comedido, ele mostra o aspecto social com emoção, com intimismo. Ivanildo sintetiza duas marcas: o regionalismo, que lembra a geração modernista, e a marca do universalismo, de tocar nas questões mais profundas da condição humana”, define o jornalista e poeta Jénerson Alves, sobre a obra do repentista.

Companheiro de profissão e amigo de Ivanildo, o repentista caruaruense Rogério Meneses o homenageia em versos:

“És, Caruaru, berço inesgotável de tanto talento e tanto valor
Como é Vitalino, o teu artesão, é Onildo Almeida, teu compositor
Na arte do verso e do improviso, nos deste Ivanildo, maior cantador
Que representando-te, Caruaru, vem abrindo portas e quebrando tabu, no país e no exterior.”

“Ivanildo Vila Nova, grande mestre do repente
Entre todos repentistas, é ele o mais influente
Combatendo preconceitos, ergueu a arte da gente
E se imortalizou, quando escreveu e cantou, o Nordeste Independente”.

Fonte: www.g1.globo.com/pe/caruaru

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ