
O município de Joaquim Gomes – Alagoas, perdeu o músico José Santana de Araújo, mais conhecido pelo apelido de “Penca do Acordeon”. A morte de um dos mais conhecidos ícones da cultura da cidade foi anunciada pela família nas primeiras horas desta segunda-feira (08), conhecido por organizar o “Forró do Penca”, o músico tinha 52 anos e faleceu de causas naturais.
No final dos anos 90 para o início dos anos 2000, o espaço localizado na Rua da Gereba, por anos foi frequentado por pessoas de todas as classes sociais, onde Penca deu espaço para vários músicos e artistas locais, revelando muitos deles.
Penca era deficiente visual, mas, a deficiência não foi dificuldade para ele aprender e tocar muito bem acordeon, e em seguida teclado. Em 2013 o forró do penca foi extinto, mas, ele não parou de tocar.
Pouco reconhecido pelas administrações públicas nas últimos anos, Penca raramente se apresentou nos palcos do São João de Joaquim Gomes, porém, quem conviveu e presenciou o talento dele, sabe o quanto o mesmo contribuiu para a cultura local.
O Velório e o sepultamento do artista aconteceu ontem, seguindo as recomendações de distanciamento social e proteção da família, que precisa se despedir dignamente de uma pessoa que tanto lutou e superou sua própria dificuldade física para entrar para a história do município.
Fonte: Da redação do 40graus por Hígor Silva
(