Samba de Matuto

O Samba de Matuto “Recordação do passado”:

Mestre Tião, última referência do Samba de Matuto.

O Samba de Matuto é uma modificação dos maracatus – surgida no meio rural – ligado a elementos do coco de roda e do Pastoril e contendo nitidas influências dos terreiros de xangôs. Na zona norte do Estado de Alagoas, localiza-se a maior parte dessa manifestação folclórica. São integrantes do Samba de matuto, o Mestre Contra Guia, Contra Bandeira, Zabumbeiro, Ganzaleiro e Baianal.

Segundo Ranilson França dizia que tenha um grupo de Samba de Matuto em Maceió no bairro do Reginaldo, sob o comando do mestre João José dos Santos, um senhor de de 66 anos de idade que trabalhava de vigilante e contando com apoioda ASFOPAL – Associação dos Folguedos Populares de Alagoas e da LBA –Legião da Brasileira de Assistência, era mantido o grupo do Samba de Matuto, sendo ensaiado o Samba “Recordação do Passado” .

O citado grupo Samba de Matuto era composto de gente simples do povo, segundo Ranilson França, alguns já veteranos brincantes de outras manifestações folclóricas.

O Samba de Matuto “Recordação do Passado” tinha 18 dezoito componentes e ensaiava todos os sábados, à partir das 16hs na sede da LBA, no bairro do Poço.

Na descrição do Folclórista Professor Universitáio e pesquisador do Folclore Alagoano, José Maria Tenório Rocha, no Samba de Matuto, os homens usam roupas comuns com um gorro na cabeça nas cores vermelha e azul. As mulheres trajam vestidos curtos e chapéus de palha cobertos com papel crepom e espelhos e fitas lembrando os antigos reisados…

O Samba de Matuto “Recordação do Passado” era uma pequena mostra do resquício das manifestaçãoes do folclóre carnavalesco em Alagoas que, em muito boa hora, a Diretoria de Pesquisa , Documentação e Estatística da Secretaria de Cultura e Esportes de Alagoas tentou resgatar. Hoje SECULT- Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Samba de matuto, dança cortejo sem enredo ou drama, na qual as cantigas dançadas fazem referências a santos católicos, aa espíritos das religiões afro-brasileiras e a cenas do cotidiano. Demonstrando sua identidade com os maracatus de naçãode Pernambuco e denotando sua ligação com os terreiros de xangô, antes de cada apresentação do samba (especialmente do Samba Brasa do Norte, de Passo do Camaragibe) omestre acende  três pontos (três velas) para que os orixás permitam o bom andamento do folguedo.

Essa oferenda pode ser interpretada com o PADÊ DE EXU, obrigação que se presta à entidade para que se possa dançar livremente.

– O Samba de Matuto é uma modificação rural dos Maracatus misturados a elementos dos Pastoris, dos Cocos de rodas, e a cações de nítida influência religiosa negra. Penetrou em Alagoas na primeira década do Século XX, como clube carnavalesco, e apartir da terceira década como folguedo natalino. Atualmente apresenta-se no périodo carnavalesco.

Por Ranilson França de Souza (in memoriam)

Fonte: Asfopal – Associação dos Folguedos Populares de Alagoas

 

 

 

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