Grupos alagoanos de Coco de Roda e Bumba-meu-Boi têm até 04 de novembro para se inscrever
Texto de Júlya Rocha

Disseminar a cultura e democratizar o acesso aos recursos públicos são missões da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), que lançou em setembro o edital, inédito, Bumba Meu Coco. O certame segue com inscrições gratuitas até às 16h do dia 04 de novembro. Serão R$160 mil destinados a 80 grupos em todo Estado.
“Mais uma vez, a Secult lança um edital inédito, desta vez beneficiando os grupos de Coco de Roda e Bumba-Meu-Boi. Temos realizado grandes festivais envolvendo estes dois segmentos culturais alagoanos que são sucesso. Agora, estamos premiado oitenta projetos destas manifestações folclóricas tradicionais alagoanas”, disse a secretária Mellina Freitas.
Serão selecionados e premiados um total de 80 propostas, sendo 30 para grupos de Bumba-meu-Boi e 50 para grupos de Coco de Roda, tendo como base o mapa de Regiões de Planejamento de Alagoas: Agreste, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Norte, Planalto da Borborema, Serrana dos Quilombos e Tabuleiros do Sul.
Desse modo, 26 grupos de Coco de Roda serão da região Metropolitana e 24 das demais regiões. Para os grupos de Bumba-meu-Boi, serão 14 grupos da região Metropolitana e 16 das demais regiões. A premiação é de R$ 2.000,00 para cada grupo.
As documentações e formulários para inscrição estão disponíveis no link http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2019/edital-bumba-meu-coco-2019/