I Circuito Criativo de Alagoas leva exposição e shows para Jundiaí, SP
22/10/2019
Novo projeto da Secult acontece de 19 de outubro a 24 de novembro fazendo circular a cultura alagoana
Texto de Júlya Rocha
Um intercâmbio cultural. Esse é o objetivo do mais novo projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), que acontece em Jundiaí (SP) de 19 de outubro a 24 de novembro. Contemplando mais de 60 artistas entre diversos segmentos como música, fotografia, teatro, audiovisual, artesanato, entre outros, a primeira edição do Circuito soma um total 170 profissionais da cadeia da economia criativa para realizar a entrega de todos os produtos artísticos do projeto.
O evento, que conta com espaços e ações diversas que acontecerão durante o período, tem como curador o artista plástico Fred Correia, cenógrafo Jeamerson dos Santos e produtor executivo Marco Antônio. Realizado pela Secult em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP e Fundação Casa da Cultura (Jundiaí/SP), o Circuito apresenta exposição e shows artísticos. O evento contará também com a participação do projeto Alagoas Feita à Mão, com peças exclusivas produzidas por artesãos do estado para a exposição “Cadeiras”, e uma exposição “Sensorial”, por meio de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
“A cultura é ferramenta de inclusão e desenvolvimento econômico. Por isso, o Circuito Criativo de Alagoas busca circular as diversas manifestações artísticas de Alagoas. Se trata de um intercâmbio cultural em outros estados, municípios. Um troca de conhecimento e uma oportunidade de geração de novos negócios”, explica a secretária de cultura , Mellina Freitas.
A mostra artística ficará em exposição no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Serão espalhadas nas salas do espaço cultural peças que representam a cultura indígena, quilombola e popular, sob a ótica da música, fotografia, esculturas, quadros, literatura e xilogravura. Estarão presentes obras dos artistas: João das Alagoas, Sil da Capela, Nena, Maria Corá, Arlindo Monteiro, Cida Vieira, Mestre Zumba, Miguel Torres, Pierre Chalita, Antonio de Dedé, Mestre Ismael, Mestre Vavá, Mestre Zé Crente, Mestre Vieira, Roniekson Okobayewo, Fredy Correia, Barbara Lessa, Reynaldo Lessa, Chico Viveiros, Dalton Costa, Maria Amélia, Zita Soares, Argélio Novaes, Hilda Moura, Suel Damaceno, Juarez Orestes, Weber Sales, Cida Moreira, Elene Lages, Simone Freitas, Mestre Petrônio, Dona Irinéia, Antônio do Muquém, Jorge Vieira, Karla, Lima, Fernão, Associação da Ilha do Ferra, acervo Karandash, entre outros.
Na ocasião, será lançado o movimento “Sururu Music”, um palco onde artistas alagoanos apresentarão canções autorais, com direção musical de Fernando Melo e Fernando Nunes, além de intervenções teatrais com os atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Ivana Iza, com “Graciliano” e “A velha”, respectivamente. Durante todo o período, acontecerão oficinas, palestras e workshop no auditório do Museu, apresentando Alagoas como atrativo para investimentos no segmento cultural e turístico.
Confira a programação:
MUSICAL
Dia 19/10
11h
Local: Museu Solar do Barão – Jundiaí
Sururu Music apresenta:
Eliezer Seton
Chau do Pife
Tião Marculino
China (percussão)
Dia 03/11
15h30
Local: Parque da Uva (Parque Comendador Antônio Carbonarie – Jundiaí/SP)