Ontem dia 26 de julho, foi celebrado o dia de São Joaquim e Santa Ana, segundo o calendário católico. Esses dois santos estão relacionados a figura dos avós e por isso o dia 26 de julho também é considerado o Dia dos Avós. História de Santa Ana e São Joaquim
Ana era mulher de Joaquim, ambos judeus, e viviam em Israel e numa época onde a Igreja vivia um período de ansiedade e tensão por conta da tão anunciada e esperada promessa da chegada do Messias.
Ana, já em idade avançada, não tinha filhos e isso era causa de desgosto e até mesmo vergonha para ela, já que toda mulher judia na época poderia carregar o Salvador em seu ventre. Mas, Joaquim e Ana eram muito devotos e cheios de fé e esperança nunca deixaram de rezar e pedir por esse milagre, até que Ana engravidou.
Ana dizia: “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida.”
Eles definitivamente foram escolhidos para serem pais daquela que viria a ser a mãe do filho de Deus. Poucos são os dados históricos encontrados sobre eles, mas sabe-se que Maria nasceu primeiramente sob o nome de Miriam (em hebraico – Senhora da Luz) e depois passou a ser chamada apenas de Maria, no latim.
E a partir desse dia, toda a vergonha transformou-se em alegria e orgulho, pois Ana e Joaquim ganham o título de pais da Mãe do Filho de Deus. Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos.
Comemoração e celebração
Sabe-se que inicialmente apenas Santa Ana era celebrada, por ser a mãe daquela que viria gerar o filho do Salvador, mas no ano de 1584, São Joaquim também passou a ser celebrado e apenas em 1913 a data foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica como “Dia dos Avós”
Foi no V Evento Mundial da Família na Espanha que o papa Bento XVI falou da importância dos avós para as famílias católicas e reforçou o quanto os avós podem ser e na maioria das vezes são a certeza do afeto e da ternura que todo ser humano precisa dar e receber.
Certamente é uma data muito importante e bonita para ser comemorada, lembrada e celebrada e é por isso que nós, da Sagrada Família, te incentivamos a abraçar seus avós, presenteá-los e demonstrar todo o carinho e amor que vocês sentem por eles.
Ó DEUS eterno e todo-poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos.
Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a estes vossos filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras.
Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, a fim de que, revigorados com a vossa bênção, consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor, seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana, que na fidelidade à Palavra de Deus, cumpriu sempre a vontade de servir e de amar a todos.
Por Cristo, nosso Senhor.
Fonte: www.nossasagradafamilia.com.br
Sobre o autor
Marcos Lima
Produz e divulga a sabedoria popular do povo alagoano e nordestino.