
A bacia do Rio Mundaú possui uma área de 4 126 km², da qual 52,2 por cento no estado de Pernambuco e 47,8 por cento em Alagoas, banhando trinta municípios, metade dos quais em Pernambuco. Destes, quatro estão totalmente inseridos na bacia (Angelim, Correntes, Palmeirina e São João) e outros quatro têm a sede do município inserida na bacia (Caetés, Canhotinho, Garanhuns e Lagoa do Ouro). A outra metade dos municípios, localizados em Alagoas, dez possuem sede na bacia e nenhum está totalmente inserido.
Rio Camaragibe – rio que banha Alagoas. Próximo aos municípios alagoanos Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe.
Rio Capiá – rio que banha o estado de Alagoas.
Rio São Miguel é um curso de água que banha o estado de Alagoas. Esse rio passa pelo município de São Miguel dos Campos. O rio nasce no município de Mar Vermelho, passando por Tanque d’Arca, Anadia, São Miguel dos Campos, Roteiroe desagua em Barra de São Miguel no Oceano Atlântico. Foi o primeiro rio a ser descoberto pelos portugueses no Brasil.
Rio Ipanema – O Rio Ipanema é um rio que banha Alagoas e Pernambuco. A bacia hidrográfica do rio Ipanema está localizada em sua maior parte no Estado de Pernambuco, com sua porção sul no Estado de Alagoas, onde se estende até o rio São Francisco.
Rio Manguaba – A bacia do rio Manguaba localizada no Estado de Alagoas, Brasil tem área estimada em 352km², drenando parte dos municípios de Novo Lino, Jundiá, Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras. Desde a sua nascente o rio percorre zonas rurais.
Rio Marituba – rio que banha o estado de Alagoas. Nasce na Lagoa Grande, no distrito de Salomé, no município São Sebastião, tem 37km de extensão. Desemboca na Barra da Laranjeira, entre as cidades Penedo e Piaçabuçu.
