Carros elétricos põem fim ao longo reinado da rádio AM

Os carros e a rádio AM estão juntos há muito tempo, mas a estrada que aguarda

esses velhos companheiros de viagem se bifurcou. Os mesmos motores elétricos que

propiciam velocidade superior a 240 km/h (quilômetros por hora) ao Tesla e permitem

que o Chevy Bolt rode 380 quilômetros com apenas uma carga matam completamente

a recepção de rádio AM. Em lugar de esportes, notícias, ou canções nostálgicas, os

carros elétricos recebem apenas estática.

As montadoras de automóveis estão em uma corrida desabalada rumo a um futuro

eletrificado, e rádios AM estão ficando pelo caminho, se unindo aos tape-decks, aos

sistemas eight-track e aos ultrapassados cinzeiros.

Daniel Rich, 58, é fã tanto da rádio NBR AM 680, de San Francisco, Califórnia, quanto

do Chevy Bolt. Isso significa que seu caminho de casa para o trabalho já não é mais

tão aprazível.

“Todos os meus outros carros, ao longo dos anos, eram capazes de captar a estação

muito bem, apesar da distância”, disse o oftalmologista. “Mas não o Bolt.”

Uma porta-voz da General Motors disse que a GM estava ciente da questão quanto ao

Bolt, e que havia “tomado providências”, mas se recusou a dizer exatamente quais.

O problema, dizem especialistas, é que os os motores dos veículos elétricos geram

frequências eletromagnéticas do mesmo comprimento de onda que os sinais das

rádios AM. Isso cria ruídos e perda de sinal, por conta da interferência

eletromagnética.

“Você tem dois sinais que literalmente colidem um com o outro e se cancelam, antes

mesmo que a antena receba o sinal”, disse Brian McKay, diretor de inovação de

motores e tecnologia na unidade americana da fabricante de autopeças alemã

Continental.

À medida que os motores dos veículos elétricos ganham potência, cresce a estática

que geram para as rádios AM. “O problema está se agravando”, disse McKay.

Em lugar de resolver as queixas quanto à baixa qualidade de recepção, algumas

montadoras, entre as quais a BMW, removeram os rádios AM de seus veículos

elétricos. A Honda já não os oferece no seu híbrido elétrico Acura NSX.

A Tesla removeu os rádios AM de todos os modelos que está produzindo atualmente,

entre os quais o Model S, que oferecia essa opção.

Em lugar disso, ela oferece um serviço de rádio via internet e também rádio FM, e

como opcional oferece rádio de alta definição e conexão Bluetooth para transmitir

rádio diretamente aos fones de ouvido.

Travis Hollman, 49, dono de uma empresa na região de Dallas, no Texas, disse ter

encomendado um Tesla com todos os opcionais quando o modelo ainda vinha

equipado com o rádio AM.

Seu Model S 2018 chegou em abril sem o rádio. “Fiquei tão furioso que quis devolver

o carro”, conta.

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ