João das Alagoas

João Carlos da Silva, conhecido com  “João das Alagoas”, artesão da cidade de Capela, Região do Vale do Paraíba e Mundaú onde nasceu em 03.10.1958. “João das Alagoas” é famoso pelas esculturas feitas em cerâmica e por possuir uma oficina onde multiplica sua arte ensinando jovens do seu município e a seu filho Carlos da Silva Júnior, seu fiel seguidor.

Dono de uma técnica muito própria técnica, João das Alagoas dá vida ao barro, tendo a imaginação como sua aliada. Mestre no modelar de lapinhas, na religiosidade de seu povo, nas brincadeiras infantis, tem sua marca registrada no “boi-bumbá”, representado em pequenas e grandes peças, com saias esculpidas em alto e baixo relevo.

Hoje é reconhecido como um dos maiores escultores do país, tendo participado de exposições nacionais e internacionais. Em sua oficina de artesanato produz peças maravilhosas e pedidos de clientes de região Sul e Sudeste. A técnica usada pelo mestre e seus seguidores é magistral e verdadeiras obras primas são encontradas no seu atelier, mostrando a versatilidade do artista alagoano.

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 22 frente, a partir de 03 de agosto de 2011, conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei 7.172 de 30 de junho de 2010.

Fonte: www.cultura.al.gov.br

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ