A Irracionalidade Humana

Somos os únicos seres com plena consciência da nossa existência e isso entre tantas outras coisas, nos diferencia dos animais e plantas. Essa consciência nos coloca numa posição privilegiada nesse mundo que nos cerca, temos o poder de dominar e de tirar proveito sobre as coisas, no entanto essa condição faz de nós seres miseráveis porque dominamos tudo, menos nossa vida, sabemos que nossa passagem sobre a terra é efêmera e não podemos fazer nada para mudar isso. Um dia nosso coração deixará de bombear sangue ao nosso corpo e o cérebro se apagará transformando nossos pensamentos e memórias em um grande e terrível vácuo.

Diante da plena noção de que um dia tudo o que vivemos deixará de existir, precisamos de algum alicerce que nos ajude a suportar essa inevitável realidade, entra aí a religião. Cada uma com sua doutrina busca para a explicação que é a ciência não pode dar, sendo assim, ela (a religião) é subjetiva a cada um conforme sua vontade, mas todas elas têm pelo menos uma coisa em comum: O amor. O amor que nos impede de matar, roubar, adulterar e destruir.

 Os animais por sua vez não têm consciência de nada. Agem por puro instinto, não sentem prazer na comida nem no sexo. Não planejam o bem e nem o mal. Reagem por defesa, vivem em suas comunidades desempenhando seus papéis sem explorar ninguém. Se existe uma seleção, ela é natural e o mais forte sobrevive, sem prejudicar o meio.

 Mesmo com todo esse abismo existencialista consciente e inconsciente, os animais com toda a sua irracionalidade e alienação são bem mais racionais que nós, seres humanos dotados e superdotados de inteligência, pelo menos eu nunca vi um cachorro matar outro porque ele mexeu com a sua mãe.

 Nenhum gato foi espancado por ser preto [não se trata aqui de preconceito e sim da cor do gato]ou homossexual. Até hoje nunca soube de ter algum passarinho, uma foca, um peixe colocar fogo em ônibus pra reivindicar melhores salários, também nenhum cavalo foi enquadrado na lei Maria da Penha, nunca nenhuma galinha foi estuprada[sem dupla interpretação, por favor]. quem é mesmo irracional

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ