A Cultura do Nordeste e a Eja: Uma experiência com a linguagem e com a arte cordelista.
01/12/2020
Os alunos e a Literatura de Cordel
A literatura cordelista é um produção muito carateristica das regiões nordestinas e de cultura sertaneja, e esse é um fato importante que pode e deve ser trabalhado em sala de aula. Nessa direção, é importante que os próprios alunos se reconheçam nesse contexto e dentro dessas produções. Buscando estimular os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) a conhecer um pouco da cultura literaria, é interessante propor o conhecimento como forma de valorizar e respeitar a cultura da região, que lhes são muito próprias. Durante a observação e a regência de sala de aula, percebemos que a turma gosta muito de participar e comentar os assuntos das aulas, a partir disso, pensamos ser interessante que os alunos realizassem produções escritas de seus próprios conhecimentos sobre o mundo e sobre os fatos que lhes são comuns no dia-a-dia.
A grande dificuldade, porém, é que a turma estava no primeiro seguimento e estava cursando o 2º e 3º anos, ou seja, ainda é grande o número de aulos na sala de que não sabiam escrever, mas a escrita não é a unica formar de se popularizar conhecimentos, no entanto oralmente os alunos participam ativamente. Quando à escolha do tema, Literatura de Cordel era um tema novo para eles, muito embora muitos conhecessem. É importe lembrar a importância e o peso da Literatura de Cordel dentro da identidade nordestina. Nesse sentido, Silva e Souza (2006, p. 216) afirmam que a identidade cultural de um povo é marcada a partir de suas manifestações e interesses, Através das manifestações culturais de um povo pode-se conhecer sua realidade e história. Nelas se encontram informações que revelam não só juízos de valor, mas também as questões históricas que levaram a eles. A cultura é uma representação da forma de pensar de um povo, refletindo como este se vê e como percebe o mundo ao seu redor.
A cultura do Nordeste é marcada, dessa forma, por meio da culinária, dos costumes e da arte. Esses são elementos de uma cultura identitária e, no caso da nordestina, o cordel é um dos mais importantes elementos das artes e que imprimem a identidade e a forma de ver do homem do nordeste. Ainda de acordo com Silva e Souza (2006, p. 217), “O cordel é uma literatura que retrata fatos históricos e situações atuais das quais a comunidade tem conhecimento, tratando as questões sociais com uma linguagem popular.”. No caso da turma de EJA que acompanhamos, esses elementos foram um grande atrativo para a participação dos alunos.
Foi possível observar o interesse dos alunos pelo tema, visto que os que conheciam víram em alguma exposição em feitas populares no interior do Nordeste. Considerando esse conhecimento que os alunos já traziam de suas histórias de vida, o projeto caracterizou-se a partir da multidisciplinaridade, trabalhando arte e literatura, até porque a xilogravura é uma arte diferenciada e bem próxima da realidade nordestina, torna-se uma técnica popular e muito admirada pelos alunos dessa modalidade e que foram objeto de nossa observação e análise.
Como uma de nossas atividade era a produção de um projeto que envolvesse a arte e a cultura, pensamos em apresentar e aplicar um projeto que vissasse desenvolver com o Cordel o estudo das caracteristicas da cultura sertaneja e nordestina, pois essa estética da arte nordestina torna-se um jeito diferente de produzir literatura, de contar histórias, de aclama herois, a Literatura de Cordel torna-se instrumento valioso de nossos fazares populares, assim como sua arte diferenciada. Conhecer a produção cordelista é reconhecer e valorizar a variedade nordestina, tais como línguagem, escrita, arte, dança e produções de literaria de nosso meio. No caso dos indivíduos que frequentam as escolas da EJA, a marca da pobreza, da simplicidade e da dificuldade ainda lhes é muito peculiar, nem que seja na memória.
Considerando essas ideias, neste texto, apresentamos alguns relatos da aplicação do projeto e algumas análises que mostram como a identificação do aluno quanto à temática que é trabalhada é um importante caminho para o aprendizado e o interesse dos alunos. A temática também serviu para a conscientização e reconhecimento da arte nordestina como uma forma de manifestação cultural do homem e que também merece está dentro do imenso espectro que ficou conhecido como arte humana.
Por Sandra Regina Gomes Bonfim e Luís Henrique Serra
Fonte de pesquisa: www.editorarealize.com.br
Sobre o autor
Marcos Lima
Produz e divulga a sabedoria popular do povo alagoano e nordestino.