Toada Alagoana

A Toada Alagoana integra os gêneros de cantoria em desuso. Em ritmo musicado , a Toada Alagoana representa uma das modalidades mais belas da cantoria. No momento, os violeiros na a incluem mais em suas pelejas, apesar do encanto que oferece. É uma estrofe de nove versos com um sistema de rima complicado. Os versos, um, três, quatro, seis, sete e nove são de sete sílabas, enquanto as linhas dois, cinco e oito são apenas de três sílabas.O sistema de rima apresenta uma variação bastante delicada na cantoria de viola.

 Para melhor conhecimento dos nossos leitores, apresentamos, a seguir, o sistema AABCCBDDB. Em face do esquema mencionado, o relacionamento de rima está assim disposto: rimam entre si os versos um e dois, três, seis e nove; quatro e cinco; sete e oito.

A Toada Alagoana é semelhante aos estilos Nove Palavras Por três e Nove Palavras Por Seis. Com a mesma disposição de rima, numero de versos e metrificação. Em se tratando de gênero difícil e complicado, chamamosa atenção dos nossos leitores para o exemplo abaixo e a indicação das colunas.

 A primeira coluna apresenta a numeração dos versos em estilo vertical, isto é, os versos integrantes da estrofe. A segunda coluna representa em letras o sistema de rima, indicando o relacionamento dos versos na estrofe. A terceira coluna representa, em números, a quantidade de silabas de cada verso da estrofe.

Salientamos, ainda, que, enquanto os versos um, três, quatro, seis, sete e nove contém sete silabas. Os versos dois, cinco e oito possuem apenas três silabas:

1 – A – 7 – O vate cancioneiro

2  – A – 3 – Violeiro

3 – B – 7 – É poeta genial

4 – C – 7 – Nos segredos da cultura

5 – C – 3 – Da natura

6 – B – 7 – Contemplas as leis do astral

7 – D – 7 – A passarada, na flora

8 – D – 3 – Vai embora

9 – B – 7 – Cantando seu ritual

Citamos a seguir, uma estrofe de Otacilio Batista

1 – A – 7 – Vai Otacilio Batista

2 – A – 3 – Repentista

3 – B – 7 – Neste momento tão forte

4 – C – 7 – Num estilo diferente

5 – C – 3 – Do repente

6 – B – 7 – Correndo em busca da sorte…

7 – D – 7 – Em noite de lua cheia

8 – D – 3 – Sou a sereia

9 – B – 7 – Dos oceanos do Norte !

Fonte de pesquisa: Livro “Nos Caminhos do Repente”

Autor: Poeta Pedro Ribeiro

 

RÁDIO CORREIO AM 1200 - MACEIÓ