Os carros e a rádio AM estão juntos há muito tempo, mas a estrada que aguarda
esses velhos companheiros de viagem se bifurcou. Os mesmos motores elétricos que
propiciam velocidade superior a 240 km/h (quilômetros por hora) ao Tesla e permitem
que o Chevy Bolt rode 380 quilômetros com apenas uma carga matam completamente
a recepção de rádio AM. Em lugar de esportes, notícias, ou canções nostálgicas, os
carros elétricos recebem apenas estática.
As montadoras de automóveis estão em uma corrida desabalada rumo a um futuro
eletrificado, e rádios AM estão ficando pelo caminho, se unindo aos tape-decks, aos
sistemas eight-track e aos ultrapassados cinzeiros.
Daniel Rich, 58, é fã tanto da rádio NBR AM 680, de San Francisco, Califórnia, quanto
do Chevy Bolt. Isso significa que seu caminho de casa para o trabalho já não é mais
tão aprazível.
“Todos os meus outros carros, ao longo dos anos, eram capazes de captar a estação
muito bem, apesar da distância”, disse o oftalmologista. “Mas não o Bolt.”
Uma porta-voz da General Motors disse que a GM estava ciente da questão quanto ao
Bolt, e que havia “tomado providências”, mas se recusou a dizer exatamente quais.
O problema, dizem especialistas, é que os os motores dos veículos elétricos geram
frequências eletromagnéticas do mesmo comprimento de onda que os sinais das
rádios AM. Isso cria ruídos e perda de sinal, por conta da interferência
eletromagnética.
“Você tem dois sinais que literalmente colidem um com o outro e se cancelam, antes
mesmo que a antena receba o sinal”, disse Brian McKay, diretor de inovação de
motores e tecnologia na unidade americana da fabricante de autopeças alemã
Continental.
À medida que os motores dos veículos elétricos ganham potência, cresce a estática
que geram para as rádios AM. “O problema está se agravando”, disse McKay.
Em lugar de resolver as queixas quanto à baixa qualidade de recepção, algumas
montadoras, entre as quais a BMW, removeram os rádios AM de seus veículos
elétricos. A Honda já não os oferece no seu híbrido elétrico Acura NSX.
A Tesla removeu os rádios AM de todos os modelos que está produzindo atualmente,
entre os quais o Model S, que oferecia essa opção.
Em lugar disso, ela oferece um serviço de rádio via internet e também rádio FM, e
como opcional oferece rádio de alta definição e conexão Bluetooth para transmitir
rádio diretamente aos fones de ouvido.
Travis Hollman, 49, dono de uma empresa na região de Dallas, no Texas, disse ter
encomendado um Tesla com todos os opcionais quando o modelo ainda vinha
equipado com o rádio AM.
Seu Model S 2018 chegou em abril sem o rádio. “Fiquei tão furioso que quis devolver
o carro”, conta.